Líder Maduro e Altruísta

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS
Published in
3 min readJan 11, 2024

--

Se for-lhe questionado quais atributos podem evidenciar a evolução e amadurecimento de um líder, quais aspectos poderiam ser indicados?

Realizando uma reflexão sobre meu segundo ano atuando como liderança formal, tenho algumas considerações a compartilhar. Segue o fio.

Em toda minha jornada como liderança, quer seja informal como Scrum Master ou então Agile Coach ou ainda formal como Gestora, a premissa sempre usada como base esteve atrelado aos princípios da conhecida, Liderança Servil (Servant Leadership).

Onde na qual o filósofo inglês Greenleaf esclarece que:

o papel do líder não é trabalhar pelo reconhecimento, e sim para criar uma arquitetura social que beneficie o ambiente das pessoas por quem a organização é responsável

Sendo assim, o intuito dessa relação líder e liderado, está pautado no desenvolvimento humano a partir da individualidade de cada membro da instituição. Engajando pessoas, a partir de ajudas mútuas, a elevarem o nível da motivação, na busca por versões melhores de cada profissional.

Parafraseando meu próprio dito, "desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização".

O Propósito do Liderar

Seguindo a reflexão sobre o desenvolvimento da liderança nas instituições, me deparei com um post no LinkedIn que descreveu o seguinte:

A evolução da liderança em nossas organizações não se trata apenas de desenvolvimento pessoal, mas de uma transformação fundamental na forma como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Uma liderança verdadeiramente madura e ativa vai além das ambições pessoais e do foco em grupos restritos ou “tribos”. Ela se fundamenta no altruísmo e é impulsionada por um propósito coletivo. Esses líderes transcendem a visão limitada do “eu” e do “nós” para abraçar uma perspectiva mais ampla, que considera o bem-estar e o sucesso da organização como um todo. Esse tipo de liderança reconhece que cada ação e decisão tem um impacto sistêmico, influenciando não apenas a equipe imediata, mas toda a cadeia de valor e stakeholders envolvidos. — Agnaldo Oliveira

Que coroou minha auto argumentação sobre o porquê eu atuo como atuo.

Sempre elegi a descrição da minha forma de atuar, como resultado de não ser exatamente aquilo que antigos gestores foram. Displicentes, distantes, egocêntricos. Neste momento compreendo que além desses motivadores, existe verdadeiramente o entendimento quanto à um propósito que impacta, motiva e cativa, não apenas aos meus liderados ou minha organização, mas a mim mesma.

Frutos de um Líder

Laborar dirigida ao propósito de desenvolver e potencializar pessoas, acaba por ser o alicerce para promover um ambiente maleável e anti-frágil, com evolução cultural, colaboração e empatia.

Com brio mensuro a resultância que consolido do último ano.
1. Time verdadeiramente unificado e unido;

2. Nivelamento e equiparação técnica conduzida do time para o time;

3. Amadurecimento técnico colaborativo;

4. Profissionais encorajados e protagonistas;

5. Consciência sistêmica compartilhada.

Resultados para cada Indivíduo

Me orgulho em comentar a repercussão do esforço nos meus pares diários:

  • Percepção positiva dos colegas de equipe quanto capacidade e impacto;
  • Pertencimento e contribuição em entregas de repercussão no ecossistema de atuação;
  • Oportunidade concreta de evolução na carreira;
  • Desenvolvimento de novos líderes.

Resultados para a Companhia

Considerando minha costumeira citação, me honro em alcançar desfecho com implicação sistemática.

  • Ampliação da maturidade dos processos de qualidade;
  • Antecipação de entregas de valor aos usuários;
  • Formação contínua de seus profissionais.

Resultados para a Kamilla

Entendo que a medida que cada camada se beneficia, avança e evoluiu com meu modo de atuar, eu quanto profissional e pessoa progrido em minha ascensão.

Minha jornada não é individual, minha conquista não é solitária, meus avanços são conduzidos pela soma de todas as mãos que eu pude segurar e apoiar. E a potência delas para o futuro escalar nessa projeção.

Considerações Finais

Presumo que na mesma proporção que fui chave para todas as conquistas citadas, as pessoas que estiveram ao meu lado neste ano também foram.

Ser base para um posicionamento baseado em propósito e abnegação auxilia na construção de culturas empresariais com ampla disposição para enfrentar desafios, para promover empatia, colaboração e inovação. Onde adversidade é vista como oportunidade.

Como diria Agnaldo, "ao adotar essa mentalidade, os líderes não apenas elevam seu próprio desenvolvimento, mas também cultivam um ecossistema organizacional que prospera na diversidade, no pensamento crítico e na realização de um propósito maior".

Sendo base, me preparo para os novos momentos e movimentos de 2024!

--

--

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS

Please, call-me Kami ! | en.tu.si.as.ta | People and Quality Engineer Leader #agility, #oneonone, #management, #flowmanagement, and #xtremeprogramming