1-on-1, Go Started

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS
Published in
5 min readMay 12, 2023

--

Iniciar uma jornada de acompanhamento de one-on-one, como já venho há tempos defendendo, é importante, mas como e por onde começar?

Com a oportunidade de assumir uma nova área e um novo desafio na organização que faço parte, me dei conta da chance de poder remodelar e melhorar a abordagem que já venho aplicando.

Segue o fio que vou decorrer sobre.

O princípio

Em fevereiro de 2021 estava em um momento semelhante ao atual, assumindo uma nova área, identificando oportunidade, mapeando perfis e percebendo a minha necessidade em ter uma abordagem que me ajudasse na aproximação com os perfis que estaria iniciando a jornada de liderança, assim organizei uma proposta de agenda.

Naquela época, experimentando uma forma de atuação, estruturei uma dinâmica que atendeu e rendeu inúmeros insight e foi replicado a aplicação pelos anos seguintes. Gerando aproximações, conexões e possibilitando logo em um primeiro contato o devido encantamento com a proposta e seus potenciais resultados. Provendo engajamento e estímulos aos liderados.

Essa condução descrevi detalhadamente em 1-on-1 efetivo e fora do padrão (versão remota).

Antes & Depois

A versão primeira dessa jornada, foi construída na ferramenta Mentimeter e trazia três provocações base:

  1. Como o liderado se descreveria em palavras
  2. Com quais palavras o liderado descreveria o time
  3. Com quais palavras o liderado descreveria sua atuação junto ao time

Já nessa proposta de melhoria, estruturei essas mesmas provocações utilizando um modelo de canvas, dessa vez utilizando o Miro. Além dessa mudança visual quanto a plataforma de aplicação, que por si só permitiu maior flexibilidade na consolidação dos insumos que o liderado teria a compartilhar, também trouxe uma separação no quesito “como o liderado se descreveria”.

Dessa forma os estímulos para esse momento passam a ser:

  1. Sobre você, como se descreve (quem sou, como me vejo, curiosidades) — neste ponto o interesse é sobre o aspecto pessoal propriamente dito;
  2. Sobre sua atuação profissional, como descreve o seu trabalho (minha jornada, o que domino, o que gostaria de dominar, o que espero para o futuro) — o ponto focal é a atuação e a jornada profissional do liderado;
  3. Sobre seu time, como descreve o time que faz parte (características, pontos positivos, oportunidades de melhoria) — ponto de vista sobre o qual o liderado reconhece e enxerga o time que compõe;
  4. Sobre sua atuação junto ao time, como descreve seu desempenho junto ao time (minhas contribuições, trocas, desafios) — considerações sobre como ele entende que ajuda e contribui na estrutura que faz parte.

Dessa forma, nos itens 1 e 2 o foco está em se aprofundar no perfil do profissional, compreendendo de forma mais ampla tanto suas características pessoais, como também, seus aspectos profissionais. E por fim nos pontos 3 e 4 gerar conexão desse aprofundamento com o dia a dia atual e conseguir materializar o contexto.

Colocando em prática

Tal como ilustrei no artigo de referência, a preparação para o momento, o tempo dedicado antes, durante e depois permanecem os mesmos. A condução por sua vez sofre uma significativa alteração haja vista mudança da plataforma de execução.

Todavia, sigo iniciando o momento com a apresentação do propósito da agenda, identifico e listo minhas expectativas, que aqui a nível de compartilhamento explícito meu interesse em conhecer melhor o participante, compreender suas experiências, também seu contexto e assimilar os desafios por exemplo.

Seguindo, apresento a mecânica do que iremos a partir dali construir, compartilho o link no qual o Canvas 1:1 — Go Started — Word Board está disponibilizado para nosso uso e também compartilho a tela.

Canvas 1:1 — Go Started — Word Board
Canvas 1:1 — Go Started — Word Board

Sobre o participante

Começamos olhando então o indivíduo, reforço a explicação e dou exemplos sobre o que iremos abordar no quadrante I e II.

Gero a reflexão sobre o âmbito mais amplo, deixo aberto para que seja utilizado substantivos, pequenas frases ou mesmo texto completos. Disponibilizo cerca de 10 minutos para ambos os pontos.

Realizamos a leitura dos inputs e peço contextualização sobre que ali foi disponibilizado.

Sobre o ambiente onde o participante está inserido

Dando seguimento e fazendo uso dos pontos que denotam a atuação recente, conduzo o enfoque para os quadrantes seguintes, III e IV.

Nos quais examinamos os quesitos relacionados ao grupo de trabalho que faz parte. E da mesma forma mantenho a possibilidade de ser empregue substantivos, pequenas frases ou texto completos. Disponibilizo os mesmos 10 minutos também para esses tópicos.

Lemos em conjunto os inputs e demando, assim como nos outros dois itens, a contextualização acerca do que foi exposto.

Se faz importante comentar que quanto as anotações que são feitas e consolidadas durante a agenda, não sofrem alterações, logo o template que menciono no relato citado em 1-on-1 efetivo e fora do padrão (versão remota) segue sendo utilizado e aplicado.

Resultados Percebidos

Ao mover essa evolução para o Miro, não é demais repetir o ganho quanto a versatilidade e flexibilidade da aplicação e execução proferida.

  • Versatilidade, pois a depender do participante pude alterar a ordem das explorações;
  • Flexibilidade, uma vez que diferente do modelo anterior, não havia limitações acerca de quantos insumos poderiam ser gerados em cada tema abordado.

Muito embora eu mencione a aplicação dividida em dois blocos, também experenciei conduzir repassando individualmente por cada tópico. O que acabou demandando mais tempo, causando eventuais confusões, repetições e por fim, não provendo uma experiência aprazível.

Canvas 1:1 — Go Started — Word Board após execução
Canvas 1:1 — Go Started — Word Board após execução

Ainda sobre a aplicação e seus ganhos, novamente pude iniciar a aproximação com o novo grupo de liderados com uma abordagem que permitiu que a troca seguisse sendo genuína e como eu almejava, com temáticas que me auxiliaram na identificação e associação de similitudes entre mim e os pares.

Considerações Finais

Não há como não me auto parafrasear.

  • Tenha e reserve tempo para conversar individualmente com cada membro da equipe — conheça quem está nessa jornada junto com você;
  • Se envolva com as questões que são importantes e relevantes para a equipe — ao menos enquanto estiver se ambientando, informação nunca será demais;
  • Seja atento aos detalhes e saiba ser bom ouvinte — há certos detalhes que aparecem num terça-feira à tarde como senão fosse nada importante.

E lembre-se sempre e jamais esqueça, considere sempre a recorrência destes momentos, exponha suas impressões e converse sobre elas.

Links Importantes:

--

--

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS

Please, call-me Kami ! | en.tu.si.as.ta | People and Quality Engineer Leader #agility, #oneonone, #management, #flowmanagement, and #xtremeprogramming