1-on-1, Acompanhamento Evolucionário

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS
Published in
5 min readNov 13, 2022

--

Venho há mais de um ano sendo baluarte do tema de práticas de 1:1 como base para o desenvolvimento de pessoas. E nesse mesmo período me dedicando e aprimorando técnicas com o intuito que as agendas, as quais conduzo, sejam efetivamente um meio de intensificar tal amadurecimento.

Ainda em 2021, atuando como liderança informal de times de desenvolvimento de software pude experimentar e evoluir um modelo de acompanhamento de 1:1 que descrevo com riqueza de detalhes nos dois relatos disponíveis em:

1-on-1 efetivo e fora do padrão (versão remota)

e

1-on-1, Acompanhamentos, Devolutivas & Canvas

Neste ano de 2022, como gestora formal, pude reutilizar essa mesma técnica para suportar o início da minha jornada, alicerçar o acompanhamento dos meus vinte e dois liderados e promover o crescimento real deles. Além disso, pude refinar minha estratégia de acompanhamento e elaborar um modelo adicional de canvas de 1:1, que venho chamando de “Evolução 1:1”, o qual descreverei a seguir.

Acompanhamento & Devolutivas (de novo)

Em concordância com o descrito em 1-on-1, Acompanhamentos, Devolutivas & Canvas, a importância de manter o acompanhamento constante do 1:1 foi o principal motivador do meu pensamento em desenvolver uma abordagem complementar ao que já vinha experimentando. Após ter experienciado dois momentos ativos, se fazia necessário manter tal cadência, a fim de poder assegurar não apenas aos liderados o supremo subsídio, como também perdurar com a qualidade dos insumos alcançados.

Logo seguindo a condução indicada como sugestão em que temos dois ciclos de 1:1 consolidados, chegará a ocasião de consumar o modelo evoluído.

Cronograma sugerido

Canvas Evolução 1:1

Prosseguindo com a regularidade de, após noventa dias do acordo firmado e tendo como plano de fundo o objetivo de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) estabelecido, oportuniza-se o terceiro ciclo de acompanhamento.

Esse por sua vez, se deriva do anterior, porém, diferencia-se, pois, sua perspectiva central está associada à identificação do progresso e aprendizado relacionado, além de provocar reflexão sobre os motivadores filiados ao objetivo escolhido no PDI.

Canvas Evolução One-on-One

Colocando em prática

Por se tratar de um procedimento novo e complementar, aos onze profissionais que estavam iniciando então o terceiro ciclo de acompanhamento, ao abrir a nossa pauta, fiz valer a premissa partícipe de ambiente seguro e transparente e sinalizei que estaríamos por compartilhar a experimentação daquela dinâmica.

Tal como sempre promovo, disponibilizei o momento para que após o mesmo, entendendo que se percebe oportunidades de ajustes e melhorias, essas continuam por ser bem recebidas.

Antecipo que todas as onze aplicações se deram com a mesma tranquilidade e qualidade dos ciclos anteriores e que mesmo com breves ajustes na condução, não há aspectos que evidenciem alterações nos frutos coletados.

Desse modo a condução teve como foco:

1 — Recordar o objetivo acordado e quando ele foi firmado (Objetivo Escolhido e Quando Escolhemos);

2 — Refletir sobre o motivador principal relacionado ao objetivo escolhido (Por quê Escolhemos);

3 — Conversar sobre os sentimentos percebidos ao resgatar os pontos anteriores (Aos pensar no objetivo, que sentimento temos?);

4 — Identificar, pontuar e mensurar os ganhos, avanços e aprendizados observados (Aos pensar no objetivo, você percebe ganhos?, Indicativos de Avanços? e Indicativo de Aprendizados?);

5 — Distinguir frustrações e avaliar eventuais lições apreciados (Ao pensar no objetivo, existe alguma frustração? e Considerando eventuais frustrações, que aprendizados elas trazem?);

6 — Incentivar o olhar contínuo nos passos que podem ser dados seguindo o prisma de evolução.

Canvas Evolução One-on-One após aplicação

Ainda em tempo, sobre a condução deste momento, se faz necessário e importante ressaltar que visando garantir que o foco centrado estivesse em expor as informações, o preenchimento das áreas foi realizado por mim e validado pelo liderado, garantindo que o afirmado estivesse em concordância com o exposto.

O fechamento de todas as onze agendas seguira com extrema assertividade. Posso salientar que permitir que o foco do profissional centrasse nas informações, nos aproximou, uma vez que a leitura do que consolidei ratificou a minha compreensão de cada momento e endossou a prática da escuta ativa. Uma vez que renovou os laços de comprometimento mútuo.

Considerações Finais

Como comentei no princípio deste relato, foi possível legitimar toda a construção e experimentação oriunda das práticas enquanto atuava como liderança informal, agora como gestora formal, responsável pelo desenvolvimento de pessoas profissionais de qualidade de software.

Consolidar visões, mapear oportunidades, evidenciar avanços e transformar essas informações em um extenso material de acompanhamento, auxiliou na demonstração dos tópicos determinadores de promoções e indicações de méritos deste grupo de liderados.

Estimular cada um destes indivíduos e perceber comprometimento, assiduidade e a valorização que estes dão ao que estamos construindo juntos, sem dúvida faz parte do sumarizado de resultado entregue à organização.

Reparar que cada avanço individual reflete diretamente na ascensão de cada time e isso desdobra em entregas à organização e aos nossos usuários, certamente coroa todo e qualquer esforço em prol de seguir inovando em como melhorar a abordagem a cada novo ciclo.

Fechando com meu contentamento de conseguir empregar um dos meus valores humanos que mais me orgulho, potencializar indivíduos como meio de potencializar as organizações (sociedade).

Agradecimento especial à Chapter Local de Quality Engineer da Vertical de Produtos de Investimento. 💚

Artigos Relacionados

(sugere-se a leitura na ordem como listado abaixo)

Links Importantes

--

--

Kamilla Queiroz Xavier
GUMA-RS

Please, call-me Kami ! | en.tu.si.as.ta | People and Quality Engineer Leader #agility, #oneonone, #management, #flowmanagement, and #xtremeprogramming